A cidade das bicicletas

0

O que aconteceria se uma cidade fosse invadida por 20 mil bicicletas? A organização sem fins lucrativos Pedals for Progress realizou esse experimento enviando bicicletas usadas para Rivas, Nicarágua, ao longo de 20 anos, e o resultado foi incrível: milhares de pessoas saíram da linha da pobreza simplesmente por possuir um meio de transporte de baixo custo.

A história dessa transformação social em duas rodas é contada no documentário The Bicycle City, financiado colaborativamente por meio do site IndieGoGo e atualmente em fase de pós-produção. Durante dois meses, a equipe do longa entrevistou moradores de Rivas, região devastada por décadas de ditadura militar, guerra civil e catástrofes ambientais. O filme demonstra como um método de locomoção simples e limpo foi capaz de melhorar a vida dessa comunidade, localizada em um dos países mais pobres do mundo.

Confira o trailer do documentário dirigido por Greg Sucharew:

Você usa a bicicleta como meio de transporte? O que acha de projetos como o Pedals for Progress?

Saiba mais sobre iniciativas colaborativas e sustentáveis no livro O Que é Meu é Seu: Como o Consumo Colaborativo vai Mudar o Nosso Mundo, de Rachel Botsman e Roo Rogers.

0

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.