Reflexões

A beleza de antigamente serve hoje?

0

O tempo é capaz de mudar tudo: de crenças científicas a conceitos culturais, passando por costumes sociais e hábitos cotidianos. As noções de estética sobre o que é belo e atraente não poderiam ficar de fora desse eterno ciclo de transformações. Hoje, selecionamos no site So Bad So Good fotos de mulheres que, em seu tempo, eram consideradas grandes beldades. Detalhe: todas elas estão no que eram consideradas poses sensuais, ainda que discretas, o nosso atual “sexy sem ser vulgar”.


Uma fantasia de cupido para conquistar os corações


Pernas de fora, mas um decote bem coberto

Lá por 1890, um decote mais profundo ou uma saia mais curta poderiam ser motivo de escândalo. Estas fotos estavam no limite do aceitável para a época: as roupas escondiam um tanto do corpo, mas buscavam valorizar o lado feminino e sedutor das moças. Para os nossos padrões atuais, muitas delas beiram o ridículo, mas quem não garante que os calendários que hoje vemos em postos de gasolina não vão causar a mesma sensação de vergonha no futuro?


Aprecie o toque especial da cartola


Quem explica? A gente nem vai tentar

Acreditamos que a beleza está mesmo nos olhos de quem vê, mas é preciso compreender que a noção de bonito de um tempo está atrelada aos valores culturais de cada época e de cada povo. Na obra Estética, o autor Daniel Herwitz traz um novo insight sobre gosto, experiência e juízo estéticos e, até mesmo, definição de arte. Se não ajuda a explicar a fantasia de cavalo acima, pelo menos esclarece os fatores subjetivos da avaliação da aparência.


Uma moça comportada toda trabalhada na transparência


Mais um cupido para deixar claro o objetivo do book fotográfico

Ficou impressionado com a diversidade de um conceito tão amplamente discutido como a beleza? Compartilhe conosco suas impressões. Exemplos de mudanças de padrões não faltam. Afinal, mesmo um ícone do sex appeal como Marilyn Monroe causa até hoje discussões sobre possível excesso de peso. Vai entender… Ao fim, a melhor política é sempre o bom e velho “seja você mesmo” 😉

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.