EducaçãoInstitucional

5 passos para aumentar a nota da sua IES no ENADE

0
Solução externa ajuda na preparação dos alunos para atingir boas notas no ENADE.

Alunos precisam ser preparados desde o ingresso na graduação para que a IES potencialize suas chances de melhorar a nota no ENADE.

Toda semana surge no Brasil uma nova instituição de ensino superior – ou mesmo mais de uma. Para se diferenciar num contexto de alta competitividade, muitas IES apostam na nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A prova, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), determina uma pontuação para cada curso que tenha, ao menos, uma turma formada e desponta como uma vitrine de excelência para ensino presencial e EAD.

Além de atrair estudantes, a nota do ENADE serve de critério para outros processos do MEC. Para oferecer até 40% da carga horária a distância em cursos presenciais de ensino superior, por exemplo, a IES precisa ter bom desempenho no exame.

:: Quer potencializar suas chances de aumentar a nota da sua IES no próximo ENADE? Entenda como o Grupo A e a Avalia podem apoiar sua Institução por meio deste link

Confira cinco passos para aumentar a nota de sua IES no ENADE.

1. Explique o ENADE já no primeiro semestre

Nenhum aluno gosta de ser surpreendido com uma prova justamente quando está concluindo o curso. Por isso, o passo mais básico é também o primeiro. Converse com os estudantes sobre o ENADE logo após o ingresso deles na IES. Explique como funciona, qual o objetivo, a importância de um conceito alto para os próprios estudantes e como a instituição atua para prepará-los.

2. Escolha uma solução parceira

Preparar alunos de diversas turmas e nos mais variados cursos não é tarefa fácil. Mas sua IES pode contar com uma solução parceira para ajudar nesse desafio. O AvaliA realiza avaliações externas com base no plano de ensino de cada instituição. Com expertise em ENADE, a ferramenta oferece milhares de questões atualizadas e nos padrões do exame. Isso tudo com um custo muito menor do que se o processo preparatório fosse conduzido internamente.

3. Avalie continuamente os alunos

Um processo contínuo de avaliações externas no estilo ENADE é, talvez, o ponto mais sensível para uma boa nota. Os alunos acabam desenvolvendo hábitos de se preparar para a prova e estão sempre recapitulando os conteúdos – o que aumenta o grau de memorização. As soluções de avaliação externa também funcionam como ferramenta de gestão, que ajudam a conferir se o projeto pedagógico está sendo seguido em sala de aula.

4. Analise dados do ENADE preditivamente

Contando com uma solução parceira, a IES tem acesso a dados riquíssimos para gerar insights. O AvaliA, por exemplo, produz relatórios como a aquarela de desempenho, em que o gestor visualiza rapidamente a performance dos alunos em uma escala de cores. A facilidade na análise das informações contribui para que o processo se perpetue sem aumentar o trabalho dos gestores e os gastos da IES.

5. Aplique melhorias nas disciplinas

A partir da análise de dados, a instituição pode desenvolver ações especiais para incentivar os melhores estudantes como benchmarks dentro de suas turmas. Outra possibilidade é criar reforços para impulsionar o desempenho dos alunos que ficam abaixo da média nas avaliações externas. Capriche nas ações, pois de nada vale ter acesso a dados se eles não se transformarem em atitudes.

Engajamento da equipe é essencial para aumentar a nota no ENADE

O processo para aumentar a nota no ENADE requer envolvimento de professores, gestores e, principalmente, dos alunos da sua IES. Todos devem estar motivados e preparados para o exame. Conte com o AvaliA, solução do Grupo A, para conduzir as avaliações externas e fornecer relatórios estratégicos para a instituição.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.