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5 dicas de atendimento humanizado para aplicar na sua empresa

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As empresas recorrem a diversas ferramentas tecnológicas para alcançarem a qualidade e a eficiência em seus processos, mas todo profissional sabe que nada se equipara ao fator humano. Sendo assim, que tal receber dicas de atendimento humanizado para aplicar em seu trabalho?

Afinal de contas, ao humanizarmos o atendimento, colocamos o cliente em primeiro plano — o que, aliás, é uma condição básica para encantá-lo e fidelizá-lo diante de um mercado altamente competitivo. De quebra, contribuímos com a imagem e a sustentabilidade da organização.

Neste post, entenda a importância do atendimento humanizado e confira dicas para empregá-lo na sua empresa!

Por que é importante humanizar o atendimento?

Um levantamento feito pela Accenture, empresa global especializada em consultoria de gestão, aponta que 73% dos clientes preferem um atendimento humanizado quando precisam tirar dúvidas e resolver suas demandas em relação a um produto ou um serviço.

De fato, uma abordagem apropriada aproxima o consumidor do colaborador e propicia uma relação de confiança entre ambos. Por isso, habilidades como simpatia, empatia, proatividade e domínio da comunicação são essenciais ao profissional que oferece auxílio ao cliente.

Não é à toa que o atendimento humanizado é fator preponderante nos negócios — inclusive, em plena era digital, representa às empresas um diferencial competitivo. Afinal, é preciso ouvir o consumidor, compreender as necessidades dele e satisfazê-las de forma que ele se sinta importante e único.

Quais dicas de atendimento humanizado você pode aplicar?

Os tópicos abaixo mostram o que fazer para prestar um atendimento humanizado ao cliente. Acompanhe!

1. Personalize o seu atendimento

Considerando que cada cliente é único, o atendimento precisa ser adaptado ao seu perfil. Pessoas mais jovens pedem uma linguagem mais descontraída, enquanto o público idoso requer uma dose extra de cordialidade e paciência. Ainda assim, lembre-se de que há exceções em ambos os casos.

2. Entenda as necessidades do consumidor

A base para compreender as necessidades do consumidor é ouvi-lo com atenção. Se necessário, faça intervenções rápidas enquanto ele fala para tirar possíveis dúvidas.

É fundamental sanar as demandas de forma ágil e eficiente por conta própria ou saber quem pode atendê-las. Qualquer que seja a situação, tenha calma e transmita confiança ao cliente.

3. Seja proativo

Se você é capaz de auxiliar o cliente, por que aguardar que outra pessoa o faça? Muitos profissionais deixam de prestar assistência com a justificativa de que tal atividade não faz parte de suas atribuições.

Porém, há situações que requerem proatividade. Um exemplo é quando o colega de trabalho está muito atarefado e não pode atender o consumidor no exato momento. Se preciso, peça a autorização de um superior para solucionar a questão.

4. Use a tecnologia a seu favor

De modo geral, as empresas dispõem de uma gama de canais a fim de oferecerem alternativas para resolver as demandas do cliente. As redes sociais e os chats são prova disso. Portanto, recomende-os, pois também é possível prestar um atendimento humanizado e eficiente por lá.

5. Aprenda com os colegas de trabalho

Aprender com os colegas de trabalho as artimanhas de um bom atendimento é essencial para se tornar um profissional de excelência em seu segmento. Observe-os e não hesite em pedir dicas se precisar, bem como fique à disposição para contribuir caso alguém necessite de ajuda. O trabalho em equipe é sempre mais produtivo.

E então, o que achou das nossas dicas de atendimento humanizado? Você já as aplica em seu trabalho? Embora estejamos em plena era digital, é importante lembrar que as tecnologias jamais substituem o fator humano, o qual é considerado um diferencial competitivo para as empresas.

Antes de colocar os conhecimentos em prática para humanizar o seu atendimento, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber outros conteúdos relevantes em primeira mão.

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