Sem categoria

3 dicas de como incentivar a leitura na era da tecnologia digital

0

Leitura e tecnologia são frequentemente apontados como opostos por críticos desentendidos. É certo que o conteúdo muitas vezes apresentado de maneira resumida ou em forma de vídeo faz livros parecerem uma atividade penosa — sobretudo para a geração que está crescendo com a internet. Contudo, não só é possível conciliar os livros e a era digital, como podemos até dizer que a tecnologia fornece excelentes ferramentas para ler mais

Neste artigo, trouxemos 3 dicas de como você pode incentivar a leitura em seus alunos — sem brigar com a tecnologia. Quer saber como? Vem com a gente! 

1. Sugira livros de fácil acesso

Tente pensar como seus alunos — se a leitura já é uma atividade que eles não estão acostumados, ter que buscar os livros caros ou de difícil acesso para ler apenas um trecho não é nada convidativo. Por isso, é muito mais provável que seus alunos procurem as leituras sugeridas se elas forem fáceis de encontrar, certo? 

Assim, ao construir a ementa de uma matéria, aposte em obras que podem ser encontradas na biblioteca ou tenham uma versão digital. Dessa forma, você pode indicar um link ou um local de empréstimo!

2. Promova o debate em sala de aula

Qualquer texto lido, quando debatido, toma novas proporções e gera novos aprendizados que vão além das palavras contidas na leitura. Cada aluno a interpretará de uma maneira e o debate só tem a acrescentar à obra. A partir da discussão, pode-se sugerir trabalhos ou atividades que tenham como base o texto e a conversa em sala, por exemplo.

A verdade é que todos precisarão passar algumas boas horas de suas vidas imersos em livros para que possam ser bons profissionais ou falar com autoridade sobre determinado assunto. Com o debate, o gosto pela leitura é construído, além de ser uma excelente maneira de engajá-los nas aulas e na bibliografia.

3. Use a tecnologia a seu favor

É inegável que a era digital traz novas possibilidades, basta saber como usar as ferramentas disponíveis. Lembra que falamos sobre tornar as leituras mais acessíveis? A tecnologia aqui pode ser sua maior aliada — já pensou em criar uma pasta na nuvem com a bibliografia do curso ou usar uma biblioteca digital? Além disso, a internet está cheia de acervos gratuitos e gigantescos, como o Domínio Público e o Projeto Gutemberg

O debate sobre a leitura também pode ser enriquecido e aprofundado com ajuda de outras mídias, como vídeos que falem sobre o tema em questão a partir de um ponto de vista diferente do defendido no texto. Há também várias plataformas como a edX e a Khan Academy que oferecem aulas gratuitas que mesclam vídeos e textos e podem ajudar a engajar seus alunos.

Ler não só ajuda a melhorar as habilidades de escrita como também contribui para expandir a visão de mundo do leitor e promove o pensamento crítico — habilidades imprescindíveis para navegar na era do fluxo incessante de informações. Por isso, mostramos que, com um pouquinho de adaptação, é possível usar as tecnologias digitais para incentivar a leitura.

 Conhece alguém que ainda acha que a internet matou os livros? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais — quem sabe não surge um debate interessante?

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.