Ciência curiosa

Você é tão esperto quanto o neandertal

0

Temos uma má notícia para todos aqueles que já ofenderam alguém dizendo “burro como um neandertal!”. Parece que, no fim das contas, os neandertais não eram assim tão desqualificados como costumamos pensar. Na realidade, uma equipe de pesquisadores da Holanda afirma que eles provavelmente eram tão inteligentes quanto nós.


Este modelo em tamanho real está em museu da Alemanha
[FONTE: Telegraph

Os cientistas da Universidade Leiden, ao lado do Museu da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, chegaram a essa conclusão analisando dados arqueológicos sob uma nova ótica. Nunca houve consenso a respeito do que teria acontecido a esses seres primitivos e por que eles teriam desaparecido da face da Terra. Muitas teorias afirmavam que era apenas uma questão de evolução: nós, os homens modernos, teríamos sido mais capazes de caçar em grupos e nos alimentarmos com mais variedade, enquanto os neandertais teriam ficado para trás nessa impiedosa juíza que é a seleção natural.

Os neandertais são parte do gênero “homo”, assim como nós, os Homo sapiens. Acredita-se que eles viveram entre 350 mil e 40 mil anos atrás, em áreas que iriam desde o que hoje conhecemos por Portugal até o centro do continente asiático. Os fósseis mais antigos datam de pouco tempo depois da chegada do homem moderno à Europa.


Os neandertais (à direita) tinham crânios maiores que os dos seres humanos
[FONTE: Smithsonian

E de onde vem essa má fama de nossos antigos companheiros de planeta? Pois bem, o novo estudo aponta que há apenas uma certa injustiça histórica: a suposta burrice dos neandertais surgiu da comparação entre eles e os atuais seres humanos. Mas o correto seria comparar seu intelecto aos humanos daquela época e, verdade seja dita, nós já fomos bem mais tolinhos. Ou seja, os cientistas agora acreditam que, quando existiram ao mesmo tempo, o homem moderno e o neandertal tinham a mesma capacidade cognitiva

Como costuma acontecer na área científica, o que parece uma nova resposta na verdade levanta novas perguntas. Se não foi um caso de seleção natural, o que fez com que os neandertais desaparecessem? Ainda é impossível dizer, mas os avanços em pesquisa genética poderão elucidar mais esse problema. Por ora, tudo que podemos fazer é aceitar que os neandertais não eram tão bobos assim e pensar em novos modos de xingamentos científicos. “Burro como uma porta” ainda está em voga 😉


Os bonecos representam neandertais em uma caverna
[FONTE: Sci News

Se você também fica fascinado com os meandros da seleção natural e adoraria uma viagem no tempo para entender as origens do mundo, vai adorar o livro Evolução, estimulante e de fácil leitura, que traz os aspectos históricos da evolução e os avanços mais recentes na teoria evolutiva. Pra Homo sapiens nenhum botar defeito!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.