Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Papo de Editor

Uma série "pra frentex"

*Por Mônica Ballejo Canto

Tornei-me “escritora” com o blog do Grupo A. Redobrei minha admiração pelos colunistas de revistas e jornais. Como ter ideias todos os dias? Como fazer as palavras brotarem em textos interessantes em meio a tanta correria?

Minha mesa tem de tudo um pouco: livros para registrar no sistema, obras para finalizar, capas para solicitar, atenção para cada colaborador, e sorrisos, muitos sorrisos!, para conseguir terminar as tarefas sem “esgoelar” alguém. Mas isso faz parte não só da vida de editor, como de todo trabalhador. Parar, observar esses detalhes e escrever sobre eles também é trabalho – e trabalho bom. É quase uma autoanálise: como damos conta de tudo e ainda escavamos assuntos para escrever sobre isso e tantas coisas? Parei para pensar. O telefone tocou. Perdi o foco…

… dois meses depois…

Muita coisa mudou. Como tudo acontece tão rápido! Lendo o último post da Arysinha Affonso sobre a Série A, refleti também sobre as mudanças que ocorreram nas formas e formatos de disseminar a informação. Professores têm de se adaptar às novas tendências, e é para auxiliá-los que surgiu essa nova Série do Grupo A. Além dos títulos com o selo Bookman (Marketing, Administração e Sistemas de Informação), a Artmed lançou a obra Psico. Livro-texto totalmente adaptado para o aprendizado sério e rápido, como a nova geração exige. A psicologia tem hoje à disposição um material didático ágil: um livro totalmente ilustrado, com dicas de fixação, conteúdo online, hotsite e material para o professor. Como diz Silvia Koller, professora do Instituto de Psicologia da UFRGS: “A psicologia, com o livro PSICO, traz à realidade o que tem sido de mais esperado para a ciência: inovação! Trata-se de um material científico para uso didático que propicia a aprendizagem, com interesse e dinamicidade”.

E a dinamicidade é a nova realidade. Editores, autores, designers, Web designers, professores, alunos, estamos todos aprendendo a absorver tanta informação, tantos “e-formatos”. No meio de tanta loucura, a observação e a tranquilidade, muito raras hoje, fazem a diferença nas escolhas de conteúdos e formas de publicação atraentes para um consumidor cada dia mais exigente.

Como escreveu a Arysinha, “… e o mundo girou para o nosso lado”. Aí está uma série com todos os quesitos para ser um sucesso! Ela é alegre, colorida, dinâmica, “pra frentex” – gíria antiga, não? Não tem problema, a gíria é antiga, eu sou madura, mas “tô ligada” nas novidades apresentadas pela contemporaneidade.


A Série A é tão “pra frentex” que tem até tirinhas!

*Mônica Ballejo Canto foi coordenadora editorial do selo de Ciências Humanas do Grupo A.

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido