Sobre livros

Resolução para o ano: ler mais em 2015

0

Aproxima-se o fim de janeiro e muita gente já se esqueceu das resoluções de ano novo. Logo, esse é um bom momento para relembrar aquelas promessas feitas no frescor da virada do ano e buscar maneiras de colocá-las em prática. Assim como nós do BlogA, muita gente decidiu se dedicar mais à leitura, então vamos buscar inspiração nas resoluções mais inspiradoras que encontramos.

Até Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e magnata das redes sociais, decidiu que esse ano se afastaria um pouco dos computadores para se concentrar em livros. O empresário vai ler um livro a cada duas semanas e, claro, vai postar sobre isso na web. Zuckerberg criou a comunidade A Year of Books, onde comenta suas leituras e incentiva os participantes a debaterem os livros.


Até o fundador do Facebook defende menos tempo no PC e mais tempo na biblioteca
[FONTE: Reprodução]

Já na redação do BuzzFeed, a mais badalada página jornalística do momento, a equipe convidou sua comunidade a compartilhar seus objetivos de leitura para 2015. Qualquer leitor assíduo irá se identificar com essa lista, já que elas vão de “ler todos os volumes da saga Harry Potter”, até “ler 50 livros”.

Algumas das resoluções ecoam grandes campanhas mundiais, como a leitora que decidiu ler mais livros escritos por mulheres não brancas. Se o ano de 2014 se tornou o ano de ler mulheres, 2015 ainda está em busca de sua campanha, mas um investimento em livros de diferentes culturas pode bem ser o caminho para a nova fase.


Resoluções de leitores com as quais todos podem se identificar
[FONTE: Reprodução Buzzfeed]

Outras decisões saem do fundo do coração de todo leitor atarefado: ler uma hora por dia, ler cem páginas por dia, ler um livro por mês, um por semana, ler os clássicos, terminar de ler os livros abandonados pela estante, ler mais do que ano passado… Ou seja, simplesmente ler parece ser a resolução mais acertada, mesmo que isso exija um compromisso firmado a sério com você mesmo. Para colocar em prática o plano da leitura diária, as dicas reunidas pela revista Época podem ser úteis. O articulista Danilo Venticinque sugere, entre outras coisas, manter um livro sempre à mão, eliminar as distrações e criar um diário de leituras.

E se você se identifica com o fã que deseja ler mais não ficção, seu lugar é o site do GrupoA, onde há mais livros do que qualquer um conseguiria ler em um ano, mas a tentativa é sempre livre. 😉 Um título do selo Bookman é uma boa pedida para mergulhar no mundo da não ficção e aprender mais sobre arte, comportamento, fotografia, marketing e muitos outros temas que nos ajudam a navegar os tempos contemporâneos.


Lista da Popsugar sugere categorias que você mesmo completa
[FONTE: Popsugar

Por fim, se estabelecer objetivos genéricos é tarefa complicada para você, o site Popsugar sugere uma lista de categorias para ajudar você a se motivar e bater a meta! Sem determinar títulos, os objetivos incluem “ler um livro com mais de 500 páginas” ou “um livro baseado em uma história real” ou, quem sabe, “uma trilogia”. Melhor ainda seria fazer a sua própria lista de categorias. Compartilhe conosco suas ideias e suas leituras!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.