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Psicometria - Avaliação Psicológica

Apresentamos o primeiro livro da coleção Avaliação Psicológica – Psicometria, uma introdução concisa e acessível que aborda os métodos, técnicas, testes, desenvolvimento, adaptação e validação de testes.  As técnicas de psicometria podem ser extremamente valiosas, mas também é importante destacar os riscos de uma interpretação equivocada. Os autores destacam que a avaliação psicológica é um processo complexo e que busca gerar hipóteses, ou diagnósticos, sobre uma pessoa ou um grupo.

A publicação conta também com os aspectos éticos envolvidos, as formas de construir e administrar testes, a validade e a fidedignidade e o sistema de avaliação de testes psicológicos – Satepsi.

Conversamos com o autor Claudio Simon Hutz para entender um pouco mais sobre a Psicometria e a coleção Avaliação Psicológica.

Em quais situações são aplicados testes psicológicos?

Testes Psicológicos são aplicados em muitas situações. Geralmente, quando se necessita um diagnóstico psicológico, é necessário usar testes. Mas, testes são usados também para avaliar características específicas de pessoas ou grupos. Isso pode ser necessário para fins de seleção ou promoção de pessoal, para entender melhor a situação de um grupo específico, ou quando, por qualquer razão, é necessário avaliar uma característica ou habilidade específica de uma pessoa ou de um grupo.

 

Quais os métodos mais utilizados?

Testes são muito utilizados na avaliação psicológica, mas entrevistas são também muito importantes. Além de testes e entrevistas, outros métodos podem ser usados, tais como observação ou coleta de informação de outras fontes.

 

Além dos testes de avaliação, também são usadas entrevistas e observação. Quais as principais diferenças entre elas e o impacto de cada uma?

São técnicas complementares. São formas de obter informações que permitem a elaboração de um diagnóstico mais preciso e confiável.

 

Quais os principais riscos de uma avaliação equivocada?

A avaliação psicológica consiste num conjunto de procedimentos que geram um diagnóstico ou uma indicação de ações que devem ser adotadas. Ela deve ser feita sempre por profissionais qualificados porque equívocos ou erros podem levar a malefícios sérios. Um diagnóstico equivocado pode levar a um tratamento inadequado ou ao não tratamento de um transtorno, com sérios riscos à saúde de uma pessoa. Equívocos numa avaliação com finalidade de auxiliar num processo de adoção ou guarda de uma criança podem também trazer prejuízos muito sérios. Toda a avaliação que não for bem realizada pode trazer prejuízos para pessoas.

 

Quais as principais mudanças nos testes e na avaliação ao longo dos anos?

Ao longo dos anos temos feito muito progresso no sentido de melhorar a qualidade dos instrumentos, métodos e técnicas de avaliação. O progresso geral no desenvolvimento do conhecimento na psicologia também colabora e muito na melhoria dos processos de avaliação.

 

Quais as principais dicas do livro que podemos destacar?

Psicometria é o primeiro livro de uma coletânea que pretende produzir material na área da avaliação psicológica para psicólogos, estudantes, professores e pesquisadores. Este livro trata especificamente dos fundamentos da avaliação psicológica. Muito mudou nos últimos anos e não tínhamos mais material atualizado em português sobre todas as questões que o livro trata (construção de instrumentos, validade, questões éticas, etc).

 

Sobre os autores

Claudio Simon Hutz. Psicólogo. Mestre e Ph.D. pela University of Iowa, Estados Unidos. Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Ex-diretor do Instituto de Psicologia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenador do Laboratório de Mensuração e do Núcleo de Psicologia Positiva da UFRGS. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP). Pesquisador IA do CNPq.

Denise Ruschel Bandeira. Psicóloga. Especialista em Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada de Psicologia na UFRGS. Pesquisadora 1C do CNPq.

Clarissa Marceli Trentini. Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica – Avaliação Psicológica – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Ciências Médicas – Psiquiatria – pela UFRGS. Professora associada nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da UFRGS. Pesquisador 1D do CNPq.

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