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Psicodiagnóstico :: Coleção avaliação psicológica

O livro Psicodiagnóstico surgiu do interesse e da necessidade de produzir uma obra atualizada, já que o desenvolvimento da área vem sendo significativo, tornando clara a necessidade de uma obra complexa. Este é o segundo livro da Coleção Avaliação Psicológica, iniciada com o Psicometria, que traz a base da avaliação psicológica. “Lançamos, agora, Psicodiagnóstico, que será uma contribuição substancial para estudantes e profissionais, com vários capítulos que analisam, descrevem e apresentam seu histórico e sua conceituação, diferentes modelos, conhecimentos teóricos e técnicos para sua realização, bem como questões éticas que podem surgir no processo”, adianta Claudio Hutz, um dos organizadores da obra. A seguir, será publicado Avaliação da inteligência e da personalidade.

O papel da entrevista também é abordado com exatidão permitindo o entendimento mais claro do que é uma entrevista psicológica no psicodiagnóstico e quais os objetivos das entrevistas de anamnese e lúdica. Outros tópicos tratados envolvem o exame do estado mental, as implicações da psicofarmacologia no psicodiagnóstico, o genograma, a questão da integração dos dados coletados e a devolução de informações.

O professor Hutz, destaca que o livro é uma obra extraordinária e de grande relevância para os profissionais da área.

– Seus capítulos descrevem, discutem e exemplificam como realizar diagnósticos psicológicos dos mais variados tipos. Os autores são especialistas em cada tipo de psicodiagnóstico descrito. Será um livro extremamente útil para profissionais na área, professores, pesquisadores e estudantes de todos os níveis, completa.

O livro traz ainda questões do psicodiagnóstico envolvendo inteligência e personalidade, além de um capítulo dedicado as especificidades do psicodiagnóstico nas alterações psicológicas como transtorno do espectro autista, TDAH, alterações do humor, ansiedade, psicoses, abuso de substâncias, alterações neurocognitivas.

– A leitura desta obra traz uma série de reflexões e questionamentos mesmo para profissionais experientes. Fica clara, por exemplo, carência de métodos, técnicas e instrumentos para o psicodiagóstico com crianças e idosos, e a necessidade de mais pesquisas. Fica também claro que a área se desenvolve aceleradamente, hoje não sendo mais possível ser especialista em psicodiagnóstico, finaliza.

Esperamos que este livro possa contribuir para a formação e para a prática profissional qualificada em avaliação psicológica. Bom leitura!

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