Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Por trás do Crachá

Por Trás do Crachá: Alberto Schwanke

Sabe aquele livro que você adora? Ou aquele eBook sensacional, aplicativo superútil ou o Blackboard Learn que você usa em sala de aula? Para que eles existam, profissionais de várias áreas trabalham todos os dias até eles chegarem à sua mão – ou ao seu computador, tablet, celular e afins. Quer saber um pouco mais sobre quem faz uma empresa de Educação? Convidamos você a conhecer o Grupo A mais de perto, por trás do crachá!

Crachá #10: Alberto Schwanke, Coordenador Editorial de Biociências

O Alberto é responsável pela coordenação editorial das nossas áreas de biociências dos selos Artmed e McGraw-Hill – esta última tem seus conteúdos publicados originalmente no exterior e muitas de suas obras são traduzidas aqui no Grupo A. Recentemente, ele também abraçou o projeto do nosso novo portal HarrisonBrasil.com, uma fonte de referência médica online. Ficou curioso? Ele nos contou várias etapas muito bacanas do trabalho, além de algumas curiosidades sobre seus aprendizados na Inglaterra, onde cursou um mestrado especializado na área editorial! Confira:

O que você faz?

“Minha rotina envolve a gestão de todas as etapas de produção editorial, desde o processo de escolha das obras para tradução até as fases de finalização. Também sou responsável pelo portal HarrisonBrasil.com, uma nova iniciativa do Grupo A que disponibiliza o conteúdo completo e atualizado de importantes obras da medicina onde e quando o leitor quiser.” Segundo ele, o trabalho de editor é uma mistura de rotinas e novidades. “Todo livro tem uma história própria, mas todos eles têm etapas em comum a seguir.” Todas essas etapas já foram detalhadas pelas nossas editoras Dieimi Deitos e Lívia Freitag aqui no Por Trás do Crachá, lembra? :)

Já no caso específico da produção de um portal como o HarrisonBrasil.com, o desafio foi ainda maior para o Alberto, que entrou no projeto já em uma fase intermediária, em que as ideias começariam a ser postas em prática.

“Até o portal entrar no ar, levou mais de um ano. Achei que seria mais simples. Foi muito mais trabalho do que eu imaginava.”

Há quanto tempo você está na empresa?

“Entrei no Grupo A em setembro de 2011, quando voltei para o Brasil após um período de 7 anos na Inglaterra trabalhando para a editora Macmillan.” Graduado em Publicidade e Propaganda aqui no Brasil, o Alberto também cursou um MA Publishing na Inglaterra, mestrado de duração de um ano especializado na área editorial, ou de “publicações”.

O termo MA Publishing não tem uma tradução literal para o português e é difícil defini-lo. Afinal, este é um dos poucos cursos do mundo na área e aqui no país ainda somos carentes nesse tipo de especialização. Segundo o Alberto, o currículo do curso é montado com base no que um conselho de editoras do mundo todo manifesta como necessidade em sua rotina de trabalho. Para entender melhor, suponhamos que alguma delas esteja precisando de profissionais na área editorial que saibam lidar com a parte jurídica de conteúdo online, por exemplo. Em uma reunião, ela irá manifestar essa necessidade e o MA irá preparar seus alunos para esta e outras demandas que surgirem. “É uma característica pragmática dos ingleses. Tudo está bem ligado à realidade do mercado. O candidato que cursa o mestrado é direcionado automaticamente para trabalhar em uma das editoras do conselho. A MacMillan, onde eu trabalhei, era desse conselho.”

Por mais que a área seja diferente aqui no Brasil, o Alberto se surpreendeu de forma positiva quando veio trabalhar no Grupo A. “Encontrei aqui uma empresa com valores e padrões de qualidade semelhantes aos que vi no exterior”. Esse padrão de qualidade, segundo ele, surge de um método de organização muito característico de editoras que tratam o livro como negócio, seguindo processos específicos de produção e definindo etapas que irão orientar as diferentes áreas da empresa. “É um negócio como qualquer outro. Na Inglaterra, essa cultura, esse pensamento, é muito forte. Ter essa visão é uma vantagem. O contato direto com as práticas do exterior é também o que garante o sucesso.”

Assim, quando chegou ao Grupo A, o Alberto já tinha experiência com a produção de livros na Inglaterra, com a Macmillan. “Desde que entrei no Grupo A, meu cargo não mudou, mas as tarefas sim. O portal HarrisonBrasil.com deu uma ‘guinada’, mudou muito minha rotina.”

Esta imagem de divulgação do HarrisonBrasil.com foi feita pelo nosso designer Henrique Caravantes. Lembra dele? 😉

Com qual marca do Grupo A você mais se identifica?

“Atualmente, estou plenamente identificado com a marca HarrisonBrasil.com, por ter participado do desenvolvimento do portal.

Como leitor, o Alberto destacou o livro Seja Bem-Vindo! Cartas a Uma Criança que Vai Nascer. A obra é uma fofura só e traz dez cartas cheias de questões importantes para pais e mães que aguardam a chegada do bebê. Com a linguagem simples de María Novo e as ilustrações descontraídas do cartunista e educador Francisco Tonucci (Frato), os autores percorrem diversos aspectos que podem fazer do primeiro ano de vida do bebê um momento muito mais feliz.

A explicação sobre o livro é necessária para entender mais sobre o próprio Alberto. Pai da Marina, de 3 anos, ele e a esposa estão esperando outra menina – que, aliás, está para chegar a qualquer momento! O nome ainda não foi escolhido, será surpresa. <3

Qual foi o seu momento mais marcante aqui no Grupo A?

“O ‘chá de fraldas’ surpresa que minhas colegas organizaram neste mês.” A surpresa veio no horário de almoço, quando o Alberto foi ao restaurante de sempre com as colegas de trabalho. Naquele dia, porém, o lugar estava um pouquinho fora do comum: “havia umas trinta pessoas no andar de cima. Eu até olhei a data no meu relógio. Pensei: será que é meu aniversário e eu esqueci?”. Na verdade, era um chá de fraldas! Uma forma que os colegas encontraram de dar as boas-vindas à pequena que está chegando. “Tudo o que envolve minhas filhas é marcante em minha vida.”

Na mesa do Alberto, não pode faltar a fotinho da esposa e da filha Marina – que, aliás, fez este lindo crachá para o pai trazer ao trabalho! <3

Você tem algum talento ou hobby que esconde dos colegas?

Uma curiosidade muito bacana sobre o Alberto é o seu interesse por literatura de viagem. Inclusive, ele já publicou dois livros sobre o assunto! Austrália, Das Praias ao Deserto, pela editora Artes & Ofícios e Uma Estrada para o Chile, pela editora O Viajante. A dissertação do mestrado que fiz na Inglaterra também foi nesta área.

O conhecimento transforma porque…?

“…nos dá asas e raízes ao mesmo tempo.”

E então, gostou de conhecer o Alberto mais de perto? No próximo Por Trás do Crachá, vamos conversar com alguém do nosso setor de pós-produção. Não perca! 😉

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido