Sobre o BlogA
Comprar
Livro

BlogA Entrevista

Para tirar nota 10 em física

Um dos temas mais temidos dos alunos na hora do vestibular e provas do Enem é a física. Para auxiliar os estudantes nesta tarefa, os professores André Diestel e Ricieri Andrella, apresentam o livro 400 questões de física para Vestibular e Enem. Elaborado para ser um guia prático contém exercícios retirados de provas de Enem e de vestibular de diferentes instituições de ensino do Brasil. A obra foi inspirada no livro Física Conceitual, de Paul Hewitt – uma das principais referências de estudo.

Conversamos com os autores. Confira a entrevista.

 

Como o livro pode auxiliar os estudantes e quais as principais dicas?

Em se tratando de provas de concursos, como por exemplo vestibulares, não há dúvidas que uma forma certeira e objetiva para o estudo e preparação é a resolução que questões de provas anteriores. Neste sentido o livro mostra-se um forte aliado, pois é composto por uma seleção das mais atuais e importantes questões de provas de vestibulares conceituados do Brasil e todas as questões do ENEM. Estas questões seguem a divisão dos capítulos do livro Física Conceitual, livro este que vem se firmando como um forte aliado na preparação teórica para Física do ensino médio. Uma boa dica é unir os dois livros para um estudo completo e direcionado.

 

O livro já está sendo citado como uma obra inédita e que contempla todo o conteúdo necessário. Como foi pensada a construção do livro?

A admiração pela obra do professor Hewitt está presente desde a primeira edição em português, sua abordagem conceitual é perfeita para a compreensão dos princípios físicos, dando ao estudante uma base sólida para aplicações. Uma destas aplicações, pensadas por nós, foi a preparação para concursos onde o conteúdo da física é presente. Neste sentido os vestibulares são os que mais se destacam, logo, uma coletânea de questões voltadas a este objetivo, pareceu-nos muito interessante.  Seu ineditismo reside na seleção criteriosa das questões e ordenação em acordo com os capítulos do Física Conceitual, propiciando ao estudante uma aplicação direta da teoria à prática.

 

Qual o maior desfaio encontrado por vocês durante o processo?

Sem dúvida o maior desafio foi a seleção das questões, de tal modo que se encaixasse nas divisões do livro teórico e que realmente fossem significantes no contexto geral do conteúdo a saber.

 

Física é um tema que elimina muitos candidatos. Vocês esperam que com o livro os alunos sejam mais assertivos na prova?

O objetivo máximo desta obra é tornar o estudo mais efetivo e mais eficiente. Acreditamos que com isso as condições de um aumento de acertos, por parte do estudante, seja uma consequência deste aumento da objetividade.

 

Sobre os exercícios. O nível de dificuldade é bastante alto?

Como parte da desafiadora seleção, pensamos em distribuir bem o nível de dificuldade, tentando contemplar, as já conhecidas, quartões fácies, medias e difíceis. Dando oportunidade de desenvolvimento a todos os níveis de estudantes e de objetivos.

400 Questoes de física

Quer saber mais?

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido