Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Sobre livros

Páginas que decoram

Nada se pierde, todo se transforma“, canta o compositor uruguaio Jorge Drexler na canção “Todo Se Transforma”. O conceito, na verdade, é velho conhecido nosso: foi Lavoisier, o pai da Química, que estudando a conservação da matéria, cunhou: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. A frase é ótima para os fãs de leitura: pensar desta forma pode ser libertador, pois abre um leque de possibilidades para livros que envelheceram tanto que não podem nem mais ser doados, por exemplo. Jogar fora? Que nada! Já mostramos aqui mesmo no Blog A que bonitas capas podem se transformar em bolsas cheias de charme. Mas o que fazer com as páginas? Uma boa dica é criar objetos decorativos – e até de grande utilidade. Por isso, preparamos uma listinha para você botar a mão na massa e deixar a criatividade fluir!

#1 Enfeitando a casa


[Imagem via.]

Quer fazer este enfeite que ainda pode virar um vaso? Você só vai precisar de um molde com o formato que quiser! Com tesoura ou estilete, você corta todas as páginas do livro seguindo o molde. Depois, basta colocar um papelão no mesmo formato do molde na primeira e na última página e colar ambos para que, voilà, você tenha um objeto de decoração. Com um divertido efeito sanfonado, ele pode até virar um porta-canetas, por exemplo. Para transformá-lo em vaso, é simples: basta colocar uma garrafa de vidro — as de vinho são ideais — para servir de suporte e colar a sanfona ao redor da garrafa. Colocando algumas flores, a combinação perfeita entre livros e natureza está feita.

#2 Decorando a mesa


[Imagem via.]

Que tal substituir aquele caminho de mesa (sim, esse é o nome daquela toalha mais curta) rendado ou bordado por uma versão feita com páginas de livro? É superfácil de fazer — e se você não gostou das flores da foto, pode inovar e fazer como quiser! Basta juntar as páginas com uma fita, ou mesmo com cola, e fazer nas bordas alguns recortes padronizados. Eles podem ser a próxima opção para uma ocasião especial, não é? As possibilidades são infinitas, depende só da sua criatividade.

#3 Divertindo até o teto


[Imagem via.]

Está aqui algo que você certamente nunca pensou em fazer com um livro e com suas páginas: um móbile! Sabe aquele canto da casa abandonado? Então, esse é um bom local para você colocar um móbile feito de livro! É simples: basta enrolar e arrancar algumas páginas (não precisa se sentir culpado!), grudando elas entre si, até a altura que você preferir. Fica parecendo um cacho de uvas! A artista Lisa Occhipinti é resultado frequente nas buscas em sites por esse tipo de móbile e, visitando a sua página, você verá que ela gosta mesmo de transformar livros velhos em novos objetos.

#4 Dando mais charme às velas


[Imagem via.]

Vai fazer um jantar romântico e não sabe mais como inovar? Pois é só comprar algumas velas e abusar da sua criatividade, enrolando-as com páginas de livros recortadas. Só fique de olho na sua segurança, ok? O ideal é colar a página um pouco mais para baixo, longe do início da vela e de onde fica a chama — ou ainda envolver a página em um suporte de vidro ou metal. Se o casal é fã de leitura, um grande risco é que os dois acabem se entretendo demais com os textos nas velas. 😉

#5 Livro por todos os lados


[Imagem via.]

Os papéis de parede voltaram com tudo. Por isso, aproveite para utilizar páginas de livros antigos para decorar as suas! Escolha qualquer parede em um cômodo da casa: de preferência aquela mais livre, de acesso fácil, para que os visitantes possam se ocupar lendo algumas  linhas. Você vai precisar de uma cola especial para fixar o papel, mas nada que, com uma boa dose de inspiração, não dê para fazer no seu tempo livre. A referência acima é do café de uma livraria em Nova Iorque.

Mãos à obra? :-]

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido