Institucional

Para todas as Marias

0

Mês de Outubro Rosa, de um dos movimentos internacionais de maior impacto. Mês que vai muito além de prédios e monumentos públicos iluminados pelo tom. A campanha chegou no Brasil em 2009, mas iniciou nos Estados Unidos em 1997 e vem ganhando cada vez mais adeptos e ações que buscam uma maior conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

Somente no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2015. Em 2015, a campanha do Inca tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.AleXandro PalomboAleXandro PalomboAleXandro Palombo

O símbolo da campanha é o famoso e popular laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corridapela cura do câncer de mama, em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

Destacamos algumas iniciativas como a do artista italiano AleXandro Palombo. Ele recriou heroínas e famosas personagens de desenhos animados após passarem por uma cirurgia de remoção das mamas. O ativista, com a obra intitulada  “Survivor”  buscou destacar a força e coragem que as mulheres têm ao lutar contra o câncer de mama. Um dos trabalhos mais criativos para mostrar a convivência das pacientes com as sequelas de tumores nos seios.  A intenção de Palombo é fortalecer a autoestima das mulheres que enfrentaram o câncer.

Outra iniciativa que está movimentado o mês é a do artista Rafael Sanches. O artista criou o quadro Bordeaux Marilyn , a obra traz a imagem da atriz Marilyn Monroe e  é feita no estilo Canvas, marca registrada do artista. A peça está em leilão online, no site de Sanches e todo o valor arrecadado será doada para a FEMAMA Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). No dia 30 de outubro, o vencedor, responsável pelo maior lance, será anunciado.

sanches

Fique atento  

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.

Somos todos Maria!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.