Ciência curiosa

O que os empregadores procuram?

0

Gerenciamento de tempo, comunicação, colaboração, liderança e gestão de pessoas. Essas são algumas das habilidades que se espera de um engenheiro que seja capaz de ir além dos números. Também são algumas das características que os recrutadores procuram em recém-formados em geral, com nenhuma ou pouca experiência profissional. Os números citados abaixo são de um estudo do LinkedIn, importante rede social profissional, e mostram que nem sempre a formação é suficiente para conquistar a tão desejada vaga naquela empresa dos sonhos.

Mais do que boas notas e experiências, os responsáveis por selecionar os melhores profissionais recém-chegados ao mercado estão interessados em habilidades mais abrangentes e até em traços de personalidade. A pesquisa foi realizada em julho de 2014 e entrevistou mais de 1.400 gerentes de contratação dos Estados Unidos de empresas que aparecem listadas no ranking da Fortune 500. Ainda que o estudo não traga dados sobre o Brasil, vale lembrar que os norte-americanos não apenas são exemplo de recrutamento de pessoas como várias de suas empresas têm operações em território nacional. 


Habilidades importantes para o mercado vão além daquelas desenvolvidas na faculdade
FONTE: Engenharia do Futuro

De acordo com o estudo, para 65% dos recrutadores, uma das habilidades mais importantes é a da resolução de problemas, definida como a capacidade do profissional perceber e criar soluções para os desafios que surgem. Logo em seguida, com 64%, a habilidade de ser um bom aluno, ou seja, de aprender novos conceitos rapidamente se adaptando a novas situações. Os empregadores também observam nos candidatos se eles têm fortes habilidades analíticas: 46% dos profissionais do RH afirmaram que os contratados precisam ser capazes de usar o raciocínio lógico. Para candidatos de exatas, como engenheiros, isso não deve ser tão difícil de comprovar, afinal, esse tipo de pensamento é uma das premissas da profissão.

As habilidades de comunicação também são essenciais, e não apenas para engenheiros, mas para quase todas as formações. O estudo revelou que 45% dos empregadores querem contratar pessoas com fortes habilidades de comunicação oral, enquanto que apenas 22% consideram as habilidades de comunicação escrita forte o suficiente para ser considerada crucial. Além disso, a criatividade, ou melhor, a capacidade de pensar fora da caixa é tida como essencial para 21% dos recrutadores, enquanto 16% deles acha importante que seus novos contratados sejam verdadeiros entusiastas da tecnologia.

Quanto a traços de personalidade, o estudo do LinkedIn revelou que o mais importante é a capacidade dos novatos em colaborar: 55% dos empregadores dão valor a essa característica. Logo depois vem a habilidade de trabalhar duro, sendo ético: 52% acham relevante. 


Pensar positivo é uma característica bastante apreciada por recrutadores
[FONTE: Huffington Post]

Ter uma atitude positiva também é algo que vale pontos na entrevista: 45% apreciam esse tipo de comportamento, enquanto 31% disseram que se mostrar apaixonado, entusiasmado com o novo trabalho e de acordo com os valores da empresa também é importante. Além disso, os empregadores procuram candidatos que são organizados (29%) e capazes de lidar com problemas inesperados (21%).

Obviamente, as habilidades que os empregadores estão procurando dependem muito da posição e da indústria. Ou seja, dependendo do cargo, uma ou outra habilidade pode ser mais essencial, mas a verdade é que ter conhecimento do que a empresa e o mercado espera é ainda mais importante para os profissionais, especialmente para os recém-formados. Lançamento recente, o livro Habilidades para uma Carreira de Sucesso na Engenharia joga luz sobre essas e outras características que o mercado atual espera de seus futuros trabalhadores e que são bem diferentes da capacidade de fazer cálculos, por exemplo, e de alguns ensinamentos mais técnicos que a universidade oferece. Estar atento a esses movimentos e tendências é importante para todas as profissões.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.