Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Sobre livros

Narrativa como ferramenta de aprendizado

Por Alberto Schwanke

No filme Austin Powers: um agente nada discreto, o personagem principal é congelado voluntariamente para que possa voltar à ação quando seu inimigo, também congelado, ressurgir no futuro. Voltando ao século 18, durante uma expedição ao extremo norte do Canadá, exploradores britânicos encontraram rãs congeladas, “tão rígidas quanto gelo”, sem movimentos respiratórios e sem circulação ou batimentos cardíacos, que voltaram à vida ao serem aquecidas.

Você deve estar se perguntando: mas o que essas situações têm em comum?

No livro Ecologia, 3ª edição, de Michael Cain e coautores, os dois exemplos acima – de ficção e realidade – são utilizados para introduzir o assunto da tolerância ambiental, apenas um dos 101 conceitos-chave que conduzem a narrativa da obra.

20171201024924_CAIN_Ecologia_3ed_G

A curiosa história de animais que fabricam suas próprias ferramentas para facilitar a busca por alimento apresenta outro conceito-chave, relacionado à obtenção de energia. Leões que matam filhotes de seu próprio grupo ilustram a abordagem evolutiva ao comportamento, um conceito-chave que auxilia na compreensão da ecologia comportamental. Plantas que se alimentam de animais, uma adaptação evolutiva a ambientes com solos pobres em nutrientes, exemplificam o importantíssimo conceito da competição. E assim por diante, ao longo de todo o texto, vamos nos deparando com um universo incrível.

bio_jan2018_img01

A habilidade de combinar técnicas de narrativa, recursos pedagógicos e rigor científico é o que diferencia um bom livro acadêmico. Pois é justamente essa utilização de estudos de casos para que cada assunto não seja apenas interessante, mas também contextualizado e com alta aplicabilidade, que fica evidente logo nas primeiras páginas da nova edição do Ecologia.

Michael Cain faz isso com maestria, pois traz consigo a experiência na autoria de um dos principais livros de biologia do mundo: o Biologia de Campbell, que a Artmed também tem o orgulho de publicar no Brasil em português.

Nestes tempos em que estudantes precisam dominar um grande número de informações, conceitos abstratos, raciocínio experimental, equações matemáticas e detalhes sobre organismos e seus habitats, os professores estão desafiados a encontrar recursos que os ajudem na tarefa.

Aqui está uma excelente ferramenta de aprendizado para enfrentar o desafio!

Boa leitura!

Alberto Schwanke é Coordenador Editorial da área de Biociências do Grupo A.

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido