Sobre livros

Na batalha dos livros só existem vencedores

0

De um lado, o cheirinho dos livros impressos e a tradição do papel. Do outro, todas as possibilidades que a tecnologia traz e um novo jeito de ler. Enquanto alguns celebram o advento de eBooks e dos portáteis dispositivos para leitura digital, muitos permanecem eternamente fiéis aos exemplares impressos bem dispostos em prateleiras. Argumentos não faltam, de ambos os lados, para justificar a preferência, criando uma acirrada concorrência pelo amor do leitor. É preciso dizer, no entanto: adoradores do papel e adoradores de eBooks, uni-vos! A paixão de ambos é a mesma: a leitura. Mas como um pouco de competição não faz mal a ninguém, por que não fazermos uma batalha dos livros?


Quantos livros você consegue carregar nas mãos? Se forem eBooks, muitos!
[FONTE: The Guardian]

No canto direito, a revolução digital

Para os fãs da tecnologia, contam pontos a favor dos livros digitais o fato de serem mais baratos e mais fáceis de conseguir. Muitas vezes, a obra está ao alcance das mãos com apenas um clique. A questão do espaço é um argumento quase imbatível a favor dos e-readers. Além de o próprio leitor ser menor e mais leve que um livro impresso, um único dispositivo é capaz de conter diversos títulos simultaneamente e, ainda, é mais fácil de carregar e manusear. 

Está na lista de argumentos a favor dos livros eletrônicos também a questão ecológica: dizem seus fãs que eles não dependem da derrubada de árvores para existir. Por fim, os eBooks têm algumas funcionalidades que os livros impressos não apresentam, como informações suplementares a respeito da obra (semelhantes aos extras de um DVD), a possibilidade de linkar referências e fazer buscas online durante a leitura e a certeza de que a tecnologia tende a continuar evoluindo. 

A invenção dos eBooks não trouxe apenas uma nova forma de ler, mas um leque de possibilidades que modificam completamente o ato da leitura, permitindo uma interatividade que vai além das anotações ao pé da página. Alguns entusiastas ousam dizer que, eventualmente, os livros impressos serão completamente substituídos pelas versões digitais. Mas isso dificilmente será verdade, pois bibliófilos unidos jamais serão vencidos. E de maneira alguma fugiriam da luta. 


Só de olhar já dá para quase sentir o cheirinho. 
[FONTE: Askiitians]

No canto esquerdo, a tradição do conhecimento

Certa vez disseram que a televisão iria matar o cinema, e, bem, todos sabemos que ambos os formatos coexistem pacificamente até hoje, dividindo o amor da audiência. Ou seja, não é porque surgiu uma nova forma de ler que a tradicional deve ser esquecida. Ainda assim, adoradores de livros não deixaram barato e fizeram suas próprias listinhas que definem as obras em papel como as melhores opções de leitura. 

Um argumento sentimental e inegável é: esses são os melhores presentes, além de se transformarem sempre em uma bela decoração. O cheiro de livro, velho ou novo, desperta os sentidos e proporciona boas lembranças ao leitor voraz, podendo trazer memórias relacionadas ao conteúdo da obra, ou mesmo à época em que foi lida ou estudada. Muitos encontram imensa satisfação em folhear os exemplares, comprar um bonito marca-páginas e até fazer anotações pessoais. 

Quanto ao argumento ecologicamente correto, a turma do livro impresso questiona: os eBooks não usam árvores, mas e quanto a outros recursos naturais? E outra ideia que é criativamente refutada por esse grupo é com relação à portabilidade. Sim, o eBook é fácil de carregar, mas e se a bateria acabar e não houver uma tomada? Brincadeiras à parte, a verdade é que livros impressos podem ser lidos em qualquer circunstância, até mesmo em uma ilha deserta. E por muito, muito tempo. Afinal, se tem algo que a história provou é que nós passamos, mas os livros ficam. 


Diversidade na vida e na biblioteca.
[FONTE: Publishers Weekly]

E temos um empate!

Os dois formatos têm suas peculiaridades, suas qualidades e, principalmente, seu charme. Na dúvida sobre qual tipo escolher, sugerimos ambos! Afinal, não é o sonho de todo o leitor ter uma dezena de livros no bolso e outros tantos em uma linda biblioteca?

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.