Ciência curiosa

Meandros da comunicação empresarial

0
Quatro pessoas com cartazes levantados.

Independente da visão empresarial adotada por você – de que uma empresa é como um organismo vivo, como um conjunto de engrenagens ou uma estrutura hierárquica – a comunicação é essencial para o sucesso do empreendimento. Além disso, as habilidades comunicativas influenciam no bem-estar dentro da empresa, promovido com uma comunicação clara entre e dentro dos setores. Por ser tão essencial a empresários e gestores, a Comunicação Empresarial é o tema do atual lançamento da Série A.


Não basta despejar informações, é preciso saber como fazê-lo
[FONTE: OutsideIn

O livro traz dicas práticas de comunicação eficaz, seja verbal ou escrita, com exemplos do mundo real e sugestões relacionadas à comunicação externa e interna da empresa. Afinal, a comunicação é uma ciência humana, e, como toda ciência, tem seus métodos e técnicas comprovadas. Voltada sobretudo a administradores e gestores de recursos humanos, a obra ajuda os profissionais a evitarem os erros comuns na comunicação empresarial. Alguns maus hábitos são tão encravados na cultura empresarial que se propagam mundialmente, como mostra o jornalista Mike Elgan em artigo na revista Baseline.

Para o americano, investir na comunicação é tão importante quanto investir em tecnologia e novas tendências. Relembrando casos de sucesso e fracasso, ele reúne dicas para quem deseja começar 2015 com uma nova abordagem comunicacional.

#1 Esqueça o telefone
Pode parecer um contrassenso: como ignorar uma chamada pode ser uma boa comunicação? Mas ligações interrompem a tarefa que você está realizando no momento, e você nunca sabe por quanto tempo a pessoa do outro lado da linha vai falar. A sugestão de Mike é gravar na caixa do correio de voz uma mensagem informando seu e-mail. Assim, você pode, mais tarde, se inteirar do assunto e ligar de volta para resolver a questão no momento apropriado.


Assim deve ficar o seu telefone na mesa de trabalho
[FONTE: Hongkiat]  

#2 Traga a ata de volta à vida
Muitas das conversas e decisões dentro da empresa são tomadas em conversas sem registro. Podem ser reuniões ao vivo, conferências de vídeo ou telefonemas, nas quais tudo que é dito fica apenas na memória das pessoas envolvidas. Por isso, faça questão de mandar por e-mail um resumo das decisões, criando um registro que as pessoas podem buscar mais tarde, quando a memória falhar.

#3 Fuja das reuniões
As reuniões não podem ser um costume, elas devem ocorrer apenas quando são essenciais, quando tiverem um objetivo claro e conciso e quando houver um líder preparado para o encontro. Uma boa reunião é rápida, vai direto ao ponto e serve para distribuir objetivos e responsabilidades entre a equipe. Nunca permita que os participantes fujam do assunto, ou você estará preso em uma reunião sem hora para acabar.


Se a sua reunião termina em aplausos, você está fazendo isso certo
[FONTE: Benjamin Corporate Printing

#4 Aprenda a apresentar ideias
Não há nada de essencialmente errado em usar uma apresentação de PowerPoint para apresentar ideias a um grande grupo. Mas é fundamental lembrar-se de que, se você vai usar um meio visual de comunicação, o mais importante é, precisamente, o aspecto visual. Não use os slides como lembretes da sua palestra (leve cartões de anotações), mas como recursos de impacto visual que vão ficar na memória dos funcionários. Deixe de lado as listas, os gráficos e os textos longos: invista em imagens simples, claras e que remetam ao assunto.

Enquanto Mike se dedicou a analisar os erros dos administradores, o livro Comunicação Empresarial (também em eBook) foca nos acertos e nas boas práticas da área. Além do conteúdo da obra, o leitor conta com material online para consulta e uma área inteiramente dedicada ao professor. Quem sabe com professores universitários cada vez mais dedicados à comunicação corporativa, não vamos todos nos livrar de reuniões enfadonhas e confusas para o resto da vida?

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.