Ciência curiosa

Internet: recanto de sádicos?

0

Se você costuma ler sites de notícias e outros blogs, já deve ter se deparado com o pior tipo de comentarista de internet que existe: o troll. Ele é aquele que se mete no meio de discussão apenas para semear o caos e a discórdia, publicando opiniões polêmicas, discursos de ódio e outras frases bombásticas apenas para ver o circo pegar fogo. Agora, a ciência começa a mostrar a verdadeira face dos troladores: como muita gente imaginava, eles tendem a ser narcisistas, sádicos e psicopatas.


Muita gente veste uma máscara na internet, outros mostram sua verdadeira face
[FONTE: Os entendidos

O estudo que desmascara os terríveis trolls foi publicado na revista Personality and Individual Differences e divulgado pelo site Psychology Today. Os pesquisadores canadenses se dedicaram a analisar os comentaristas que mentem, exageram e ofendem outras pessoas a fim de conseguirem uma resposta. Eles enviaram 1200 testes de personalidade a comentaristas de internet, junto com uma pesquisa sobre seus hábitos de interação online. Os resultados foram um pouco assustadores.

As pessoas que admitiram gostar de trolagem atingiram os mais altos níveis de narcisismo, maquiavelismo, psicopatia e sadismo nos testes de personalidade. Claro, vale lembrar que marcar pontos nesses quesitos não significa que a pessoa seja transtornada a ponto de se tornar um assassino em série. Esses traços apontam tendências de comportamento e características emocionais, mas não determinam que alguém seja necessariamente perigoso.


Algumas pessoas só querem ver o circo pegar fogo
[FONTE: MAW

Trolls e sádicos sentem satisfação com o sofrimento dos outros”, disse Erin Buckels, um dos autores do estudo. Para eles, existe algum tipo de diversão em ver os outros passarem por maus momentos, mesmo que sejam apenas nomes anônimos em uma lista de comentários. Para entender pessoas assim, só com muito estudo em psicopatologia. Quem sabe não estamos diante de casos de pobre desenvolvimento afetivo ou de mecanismos de defesa? Freud explica.

Então, da próxima vez que você tiver vontade de morrer ao ler respostas cruéis em notícias polêmicas, lembre-se de que os troladores são pessoas com algum tipo de distúrbio mental que estão buscando apenas atenção e a chance de fazer os outros sofrerem. Se esse é o objetivo deles, o melhor que você pode fazer é ignorá-los e torcer pra que eles se cansem da brincadeira.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.