Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Ficha técnica

Ficha técnica :: Hemograma

O livro Hemograma, referência indiscutível na área de Hematologia, chega na sua 6º edição. O clássico da Artmed e seu autor já bateram recordes de longevidade. A obra está atualizada e rica em novidades como ilustrações de qualidade para exemplificar os temas tratados. Escrita por Renato Failace, Especialista em Hematologia e Patologia Clínica pela Associação Médica Brasileira e por Flavo Fernandes, Especialista em Hematologia/Hemoterapia e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Associação Médica Brasileira; segue como uma fonte inesgotável de consulta  em clinica e semiologia laboratorial.

Conversamos com o autor Renato Failace sobre as novidades da edição. Confiram:

Quais as novidades dessa 6ª edição?

Após 5 edições de puro texto, resolvi lançar uma ilustrada. Não será um atlas, será apenas decorada com belas imagens de leucócitos (glóbulos brancos) digitalizadas com um inovador microscópio computadorizado da Sysmex: o Cella Vision. As imagens foram feitas nos Laboratórios da Santa Casa e do Grupo Fleury, em S. Paulo, e, aqui, em Porto Alegre, nos Laboratórios a+ e Weinmann.

E no texto, porque recomenda esses laudos evolutivos?

Nessa edição tento difundir, em verdade estimular, o acréscimo de Laudos Evolutivos aos resultados pelos laboratórios. São retrospectos dos exames anteriores feitos pelo paciente. Os laboratóriios costumam mantê-los no computador por geralmente 5 anos, e fornecê-los é relativamente fácil e barato – só um pouco de papel e alguns segundos de tempo. Destaquei os fornecidos pela Grupo Fleury pela clareza de apresentação. São utilíssimos para os médicos: em matéria de resultados só se interpreta o presente à luz dos resultados pregressos.

No que constitui o novo apêndice?

Recomendo por ser inédito. É um glossário com uma lista abrangente dos defeitos genéticos que afetam o hemograma de quem os herda. Foi bem coletada. Vai economizar tempo para meus colegas da hematologia, para os pediatras e os clínicos pois dispensarão a procura na literatura especializada, difícil principalmente por causa da sinonímia, e no Google, onde há mistura de dados corretos e incorretos.

Quem será beneficiado com seu livro?

O livro é útil há 25 anos! Donde o sucesso de vendas pretendo que continue sendo já que a essência não foi alterada. Médicos e estudantes de medicina encontram nele, com extrema facilidade, a interpretação de resultados dos hemogramas que estiverem manuseando. Bioquímicos, biomédicos, pessoal de laboratório – que faz e fornece os resultados de hemograma – compreenderão no livro a utilidade do que estão fazendo e terão um esclarecimento rápido do procedimento a assumir frente a casos que lhes suscitem dúvidas.

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido