Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Ciência curiosa

Faz aí uma cara de Botox

Você reencontra uma amiga – ou mesmo um amigo – que não vê há quase dez anos e, de repente, não reconhece nela a intimidade que vocês costumavam ter. Ela não dá mais aquele sorriso que só você conhecia o significado, nem pisca o olho daquele jeito que só você entendia. Você pensa: acabou a amizade. É, pode ser. Ou pode ser o Botox.

É o que dizem alguns estudos: uma pesquisa realizada por David T. Neal, professor de psicologia na University of Southern California, e Tanya L. Chartrand, professora de marketing e psicologia da Universidade Duke Fuqua School of Business, concluiu que pessoas que fizeram injeções de Botox são fisicamente incapazes de imitar as emoções dos outros. E, com o tempo, essa dificuldade “rouba” dessas pessoas a capacidade de entender o que as outras estão sentido a partir da expressão facial.


Mas, gente, é só uma injeção…
Fonte: National Laser Institute

O estudo explica o efeito do Botox: a toxina que deixa testas sem rugas, olhos com menos pés de galinha, lábios sem aqueles vincos que só a velhice traz, rejuvenesce as pessoas mas também interfere na cognição incorporada. Isto é, na habilidade de compreender as emoções também pelas expressões faciais. De acordo com este estudo, um ouvinte, inconscientemente, imita a expressão de quem ele está escutando. Esse mimetismo gera um sinal do rosto da pessoa que é enviado para o cérebro. Por sua vez, o sinal manifesto no rosto permite que o ouvinte compreenda o significado do que o outro está dizendo ou, ainda, sua intenção. É a tal da empatia.

É mais ou menos isso que acontece, imaginamos, quando o elenco de Friends se reúne. Em 1994, quando o seriado começou, Courteney Cox, a Monica, tinha 30 anos. Já Jennifer Aniston tinha mais ou menos a idade de Rachel quando a história toda começou, 25. Lisa Kudrow, a Phoebe, tinha 31 anos, Matt Le Blanc, o inesquecível Joey, 27, Mattew Perry, ou Chandler, 25, e David Schwimmer, o Ross, 28 anos. Todos eles terminaram a série com 10 anos a mais em 2004. Ou seja, Courtney e Lisa, as mais velhas, tinha respectivamente 40 e 41 anos. Hoje com 50, Lisa Kudrow não esconde as rugas. Agora repare em Courtney Cox, você diria que ela tem 49? Ou que ela está mais para Benjamin Button, aquele personagem que o Brad Pitt interpretou no cinema e rejuvenesce? By the way, Courteney já falou em entrevistas que se arrependeu de aplicar tanto Botox justamente porque perdeu sua expressão facial. Justo ela que é atriz e precisa tanto dela.


Vovó Phoebe
Fonte: Celebrity Smack Blog


Courteney Cox em Benjamin Button
Fonte: Telegraph

A discussão está em aberto. Conforme escreveu Jessie Cole no jornal The Guardian, todo mundo sabe a pressão que as pessoas sentem, especialmente as mulheres, em nossa cultura ocidental para se manterem jovens e belas. Mas a qual preço? Vale o custo de perder a empatia e, por que não dizer, a simpatia? Depois dessa, um filme de Friends pode não ser uma boa ideia, não é mesmo? Brincadeirinha, fãs! :)

O envelhecimento é uma questão que aflige quase todo mundo – e não só as celebridades. Se você pode e quer ir mais além no assunto, o livro A Psicologia do Envelhecimento é mundialmente conhecido por abordar as questões emocionais, cognitivas e sociais relacionadas a essa tema. Outra boa opção de leitura é o Atlas Colorido de Dermatologia Estética, que também está disponível em e-book!

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido