Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Papo de Editor

Encontro com Ellen Lupton

*Por Mariana Belloli

Para aqueles editores que, como eu, trabalham quase exclusivamente com livros traduzidos, conhecer pessoalmente os autores das obras que publicamos é algo mais raro. Tive minha primeira oportunidade de conhecer um de nossos autores internacionais na semana passada, e já estreei com um nome de peso: a designer, curadora e educadora norte-americana Ellen Lupton, autora do nosso Design/Escrita/Pesquisa, esteve no Brasil dos dias 19 a 22 de setembro a convite da Bookman para dois eventos, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.

Conexões Criativas, organizado em parceria com a revista abcDesign, aconteceu entre os dias 20 e 21 de setembro, em São Paulo, e contou também com a participação do designer ítalo-germânico Luigi Colani. No primeiro dia de evento, Ellen deu um workshop sobre design thinking para profissionais da área. Os participantes desenvolveram produtos para um cliente real da autora – os organizadores do projeto The Imaginary App –, fazendo, inclusive, uma reunião com o cliente, que falou direto de Nova York via Skype. No dia seguinte, ela deu uma palestra em que resgatou o tema design thinking e falou também de tipografia (sua grande paixão), da importância do trabalho do designer e de como o designer deve criar não só pensando no produto final, mas também nos processos de produção desse produto. O evento foi um sucesso, com salas e auditório lotados e muitos pedidos de autógrafo.

Ellen durante palestra no Conexões Criativas.
Ellen durante palestra no Conexões Criativas.

Alunos exercitam seu
Alunos exercitam seu “design thinking” no workshop ministrado por Ellen.

No dia 22 de setembro foi a vez do Rio de Janeiro. Ellen foi recebida na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) como uma verdadeira pop star, com direito a coletiva de imprensa, fila imensa para autógrafos e até uns “chiliquinhos de fã” por parte de alguns presentes. Durante uma hora, talvez um pouco mais, a autora falou sobre o ofício do designer hoje, seus desafios e perspectivas. A plateia, composta por alunos e professores dos cursos de Design da própria ESDI, da UFRJ e da PUCRJ, permaneceu vidrada o tempo inteiro. Um dos pontos altos da palestra foi quando a autora, ao falar de diferentes estilos e personalidades de designers, mostrou uma ilustração feita por ela mesma, algumas horas antes, com caricaturas de vários professores ali presentes. Uma simpatia! Já a mim coube a difícil tarefa de fazer as vezes de tradutora-intérprete da palestra – assim, no susto, de improviso. Isso estava totalmente fora dos planos e ainda não sei de onde é que tirei coragem para encarar uma plateia tão grande. Felizmente, deu tudo certo!

Ellen conversa com aluna após palestra.
Ellen conversa com blogueira após palestra.

Ellen Lupton é uma das pessoas mais fantásticas que já conheci – talentosa, generosa, extremamente bem-humorada e muito preocupada em estabelecer um vínculo forte com as pessoas a sua volta. Não é a toa que ela é uma das maiores figuras do design contemporâneo, seja em sua atuação como designer, seja como professora, teórica e curadora. Desse convívio de quatro dias com ela, foram muitas as lições aprendidas, profissionais e pessoais. Espero que oportunidades como essa se repitam muitas vezes – aí volto aqui para contar como foi. :-)

*Mariana Belloli é editora da área de Ciências Exatas, Sociais e Aplicadas.

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido