Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Curiosidades

Curiosidade: Projeto de iluminação

O conceito de boa iluminação vem se modificando ao longo dos anos e cada dia mais o profissional especializado vem conquistando seu espaço entre arquitetos, designers e decoradores. Em Projeto de Iluminação, dos autores Peter Tregenza e David Loe, a luminotécnica é discutida desde a criatividade até a física aplicada. O propósito inicial da obra é apresentar de forma sistemática fatos que você precisa saber sobre o comportamento da luz em edificações e cidades. Os autores propõem que o leitor preste mais atenção à luz ao seu redor, observando como as pessoas reagem aos locais e identificando sua própria resposta a eles.

A seção prática do livro inclui exemplos de projeto de vários tipos de ambientes, como escritórios, museus e galerias, moradias, hotéis e espaços externos. Dividida em três partes – Fundamentos, Projeto e Aplicações –, a publicação conta com 18 capítulos, cujos temas abordam as unidades com as quais a luz e as cores podem ser medidas e especificadas, a importância da luz para os seres humanos, o comportamento do olho humano, a produção de luz por meio da eletricidade e o comportamento da luz natural. A obra traz, ainda, a natureza dos cálculos em luminotécnica e o modo como a luz pode ser medida, além dos conceitos e as estratégias para um projeto de iluminação, exemplos e projetos reais, reunindo o conhecimento técnico de iluminação sob o ponto de vista da arquitetura. 

Por mais de um século os cientistas consideravam que apenas as áreas visuais do cérebro eram afetadas pela luz, mas diversos estudos, entre eles os elaborados por George Brainard, professor de Neurologia da Thomas Jefferson University, Filadélfia, já comprovaram que a luz interfere de diferentes maneiras no ser humano, não apenas nas áreas visuais do cérebro como também nas áreas relativas às emoções e à regulação hormonal, portanto, é fundamental que cada projeto seja baseado no bem estar e na forma como essa luz irá influenciar nas atividades do dia a dia de cada pessoa. 

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido