Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Curiosidades

Português

Saber se expressar, se comunicar e principalmente falar e escrever um português correto é fator decisivo para profissionais em busca de ascensão. A capacidade da boa comunicação sempre traz consequências positivas. Dominar a norma culta da língua, falada e escrita corretamente, está sempre à frente e diferencia-se da maioria.

Em uma rápida análise é possível perceber que uma das principais razões de eliminação de candidatos se deve ao mau uso do português. A linguagem é o cartão de visitas pessoal de cada indivíduo. Investir no aprimoramento da fala e escrita é fundamental, pois torna mais fácil o desempenho das tarefas, seja no âmbito profissional como no pessoal.

No livro Leitura e produção textual, a autora Ada Magaly Matias Brasileiro, destaca os processos e elementos constitutivos da comunicação e diferencia os gêneros textuais. Ideal para quem está no início da graduação e precisa lapidar algumas técnicas textuais. A publicação ajuda a criar estratégias de produção, leitura e interpretação de textos para facilitar a aprendizagem do estudante.

Segundo a autora, nós, seres humanos, temos necessidade essencial de nos comunicar uns com os outros, externar nossos sentimentos, ideias e intenções, interagir, estabelecer relações interpessoais anteriormente inexistentes, influenciar o outro.

Outra dica para aperfeiçoar o português é a publicação Português básico, de Roberta Azevedo. Em uma publicação compacta e objetiva, a autora procurou preencher as possíveis lacunas de aprendizado do aluno que ingressa em um curso superior. O livro aborda os principais conteúdos que um estudante de graduação deve dominar para ter sucesso na carreira, concentrando nos conhecimentos gramaticais essenciais e desconstruindo o mito de que o tema é difícil.

Segundo Roberta, convém destacar que o estudo de uma língua e de seus mecanismos de funcionamento nunca se esgota, pois, como um organismo em constante transformação, requer estudos frequentes que sejam capazes de propiciar ao educando instrumentos para análise e reflexão contínua. Dessa forma, estará apto a desenvolver novas habilidades, tornando-se um falante, leitor, escritor cada vez mais competente na utilização de sua língua em diversas situações de comunicação orais ou escritas.

Boa leitura!

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido