Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Sem categoria

Como usar o Twitter na sala de aula?

Para muitos professores, o Twitter é uma praga: em vez de prestarem atenção à aula, os alunos não tiram os olhos daqueles aparelhinhos brilhantes – sejam notebooks, tablets ou celulares – e passam o tempo inteiro tuitando com os amigos. Alguns mais levados ainda falam mal dos professores pelo serviço de microblog! A solução é banir esses aparelhos e sites irritantes, correto?

Talvez não. Como um sábio disse certa vez: “Se não pode vencê-los, junte-se a eles.” Os estudantes sempre encontrarão um meio de usar as mídias sociais quando bem entenderem; então, por que não aproveitar esse recurso como uma ferramenta de aprendizagem?

Com base na apresentação de Tom Barrett, selecionamos cinco dicas fáceis para incentivar os alunos a tuitar e também aprender:

1. Quem conta um conto, aumenta um tuite!
Comece uma história – de aventura, terror, romance, etc. – com um tuite. Peça para os alunos continuarem o conto de onde você parou pelo microblog. Use uma hashtag em comum (#conto, por exemplo) e acompanhe a história pelo http://search.twitter.com/. Você também pode unir o conto completo usando o site http://www.storify.com.

2. Uma aula em 140 caracteres
Em vez de requisitar grandes resumos ou artigos, peça para os alunos resumirem os principais tópicos da aula em tuites; é uma dica que testa a memória assim como o poder de síntese!

3. Enquetes na Web
Em vez de fazer uma pergunta ao vivo e ver somente uma ou duas mãos levantarem, use o site http://twtpoll.com/ para motivar mesmo os alunos mais tímidos a darem suas opiniões.

4. Tuites históricos
Peça para os alunos criarem contas de Twitter para figuras históricas, como Getúlio Vargas e Pinheiro Machado, e elaborar replys e RTs entre os personagens.

5. O que os outros estão comentando?
Ao estudar assuntos polêmicos, atuais ou populares, peça para a turma monitorar o que se está falando sobre o assunto no Twitter. Os sites http://www.twitterfall.com/ e http://search.twitter.com/ são boas ferramentas para esse tipo de atividade. Elabore discussões a respeito das opiniões captadas na mídia social.

Pesquisa da palavra “ditadura” no search.twitter.com.

 

E você, já usou o Twitter como ferramenta de ensino? Compartilhe suas dicas conosco!

Para mais referências em educação, consulte nosso catálogo completo na área.

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido