Sobre livros

Bases teóricas da enfermagem

0

A discussão acerca da teoria na enfermagem está presente na obra Bases teóricas de enfermagem de Melanie McEwen, professora da Univerdade do Texas, e de Evelyn Wills, professora aposentada do Departamento de Enfermagem da Universidade de Louisiana. Com o objetivo de desenvolver em futuras lideranças e cientistas da enfermagem o senso crítico embasado nos fundamentos filosóficos da atividade, as autoras propõem que se vá além do positivismo que continua a dirigir as crenças no método científico, partindo para a discussão do ambiente de assistência à saúde, cada vez mais dinâmico.

DSC_0022_1 (600x400)
Apesar de ser um livro voltado para a academia, pode ter um aproveitamento satisfatório por profissionais que buscam aprofundamento e atualização sobre os debates contemporâneos que cercam a atividade. Na obra, que já está na sua quarta edição, as autoras resgatam a história da atividade nas últimas cinco décadas e o reconhecimento da mesma como uma profissão emergente e disciplina acadêmica, sem esquecer os debates que permeiam esse reconhecimento.

A publicação levanta questões como: o que define uma profissão? O que constitui uma disciplina acadêmica? O que é a ciência da enfermagem? Por que é importante para a enfermagem ser vista como profissão ou como disciplina acadêmica? Trazendo diferentes teorias através dos trabalhos de inúmeros teóricos importantes – e discutindo a fundo a formação filosófica e conceitual de cada tema, bem como a aplicação dos mesmos, incluindo assuntos modernos que trazem para o debate questões relevantes para a atividade – as autoras passeiam por inúmeras discussões relacionadas aos fenômenos de interesse dos profissionais da área e os esforços realizados visando a intensificação do envolvimento dos mesmos para testar as teorias propostas. As teorias ainda são ilustradas por estudos de casos práticos, o que facilita da didática, promovendo uma absorção mais eficaz por parte do leitor.

Prática

O compêndio de 608 páginas reserva um capítulo para a prática baseada em evidências, salientando sua relação com a teoria da enfermagem e apresentando diferentes modelos utilizados pelos profissionais da área.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.