Educação

Aprenda como engajar alunos e melhorar o aprendizado deles

0

O papel do professor na educação sempre foi central para o desenvolvimento dos alunos, tanto nos primeiros anos de aprendizado quanto no ensino superior e pós-graduações. Bons professores sabem como engajar alunos e proporcionar o melhor ambiente de aprendizado a cada um deles. Porém, até mesmo os docentes mais experientes têm suas dificuldades nesse ponto.

Dominar uma área e saber ensinar são habilidades bem diferentes, então você precisa entender a arte de ser professor tanto quanto a de ser um bom profissional. Saber como gerar mais engajamento com a matéria e as tarefas do curso é uma qualidade de destaque em qualquer professor.

Se você atua como docente, mas não sabe como engajar alunos, não se preocupe. Separamos aqui as principais dicas que devem ajudar você. Acompanhe!

Exercite a comunicação direta

Um erro bem comum que vários professores cometem é se tornarem muito distantes de seus alunos, se apegando muito à hierarquia do ensino. Você não precisa desenvolver um relacionamento muito pessoal com nenhuma turma, mas é importante que todos possam se comunicar abertamente dentro e fora das aulas. Especialmente para tirar dúvidas, fazer críticas e oferecer sugestões que melhorem suas aulas.

Revise seu material didático

A qualidade do material didático é uma parte importante de como engajar alunos. Se os textos usados em sala não forem bem escritos, atualizados e relevantes, é bem provável que toda a turma comece a perder o interesse na leitura, especialmente se a informação não parecer útil para a aula. Cortar leituras menos importantes e focar em materiais mais bem estruturados é sempre útil.

Entenda que prática é tão importante quanto a teoria

Dependendo do tipo de matéria que você leciona, pode ser necessário que a turma passe mais tempo lendo e discutindo os temas, mas também é importante exercitar o conteúdo — especialmente se você quer manter todos engajados. Tenha uma boa mistura de aulas práticas/exercícios junto com suas leituras e você verá como o conteúdo passa a ser digerido com mais facilidade.

Use a gamificação a seu favor

Gamificar é, basicamente, utilizar ferramentas de jogos para incentivar determinados comportamentos. E se você entende que jogos podem prender a atenção de alguém, então sabe como engajar alunos com essas práticas. Utilizar pontuações, objetivos e feedback imediato, que são aspectos bem superficiais de jogos, já fará uma diferença significativa na forma como os alunos recebem os conteúdos durante as aulas.

Seja criativo nas avaliações

Por fim, mas não menos importante, você deve repensar como planeja suas avaliações de desempenho. Muitos alunos têm uma forte aversão a provas escritas, além de não ser a forma mais eficaz de fixar o conteúdo — a maioria esquece a matéria logo em seguida. Para fixar o conteúdo e torná-los mais interessados na matéria como um todo, o melhor a fazer é buscar avaliações mais criativas, como atividades práticas, apresentações, entre outras.

Com essas dicas, você já sabe um pouco melhor como engajar alunos em suas aulas. Lembre-se que as chaves aqui são: saber ouvir e usar a imaginação. Quanto mais criativo você for em cada aula, mais tende a chamar a atenção dos estudantes.

Quer aprimorar ainda mais os processos de ensino-aprendizagem? Então, acesse e conheça a obra Aula Nota 10 2.0 – 62 Técnicas para Melhorar a Gestão da Sala de Aula!

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.