Sobre o BlogA
Comprar
Livro

Sobre livros

A encadernação também fala

Em tempos de e-book, falar de encadernação pode parecer um pouco antiquado, mas a verdade é que enquanto os livros feitos de papel existirem (talvez para todo o sempre), o ato de encadernar folhas continuará existindo. E como sabemos que nossos leitores são ecléticos como nós, antenados nas últimas tecnologias, mas loucos por papel, fontes bonitas e capas duras, resolvemos mostrar o que há de diferente na encadernação de livros.

#1 Encadernação que forma letrinhas
Qualquer pessoa com mais de dez livros na estante já parou para organizá-los pelo menos uma vez. Se você é do tipo que tem quase uma biblioteca em casa, possivelmente já passou algumas tardes chuvosas pensando em como dispor seus exemplares: por ordem alfabética de autor ou pelo título do livro? Por cor? Por assunto? Por tamanho? Pois bem, essa artesã chamada Marenne matou a charada encadernando livros de forma que formassem letrinhas. Agora já dá para escrever o seu nome ou homenagear alguém.


[FONTE: Livros da Joaninha]

#2 Volta ao mundo costurando livros
O blog Becca Making Faces fez uma coletânea de formas de encadernação de acordo com a cultura e a técnica utilizada em cada país. Porque sim, as diferenças culturais se expressam até na maneira que cada povo junta as folhas de uma história. Então, se você for dar um tapa no visual do seu livro, pode fazer ao estilo…

… japonês


[FONTE: Becca Making Face]

… grego


[FONTE: Becca Making Face]

… francês


[FONTE: Becca Making Face]

#3 O mapa do tesouro
E já que estamos dando a volta ao mundo, que tal fazer uma encadernação que também serve para a gente não se perder? Ok, talvez o mapa, depois de recortado e montado novamente, perca sua função primordial, mas que fica charmosíssimo, fica. O tutorial está aqui e o resultado final é este:


[FONTE: My thread of thought]

#4 Agora em movimento
Tutoriais são ótimos, mas nada como uma demonstração para nos fazer entender como se dá todo o processo, certo? Este vídeo do Canteiro de Alfaces (http://www.canteirodealfaces.com.br/) mostra como fazer uma encadernação. E, agora que somos quase especialistas, podemos arriscar: esse tipo de costura é qual? Brasileira? 

Encadernar não é apenas uma forma de deixar o livro mais bonito ou com personalidade. A técnica serve também para proteger as páginas quando a capa começa a se desgastar pelo manuseio. Nós aqui do BlogA, aliás, já demos algumas dicas de como conservar seus livros e também mostramos uma artista que “ressucita”, em forma de arte, livros que estavam já meio caídos. Agora mãos à obra e bora deixar essa biblioteca cheia de estilo! :) 


[FONTE: Lara Cameron]

E para quem acha que vai faltar um pouquinho de talento para customizar os livros que tem em casa, a gente dá uma dica: comece a treinar, desde pequenas, as crianças da família, para ver se desperta o espírito artístico nas próximas gerações. E, brincadeiras à parte, experiências com criação e artesanato na infância influenciam a construção do pensamento e o aprendizado. É disso que trata o livro O Papel do Ateliê na Educação Infantil, que traz entrevistas com educadores, exemplos de projetos voltados à técnica e todos os outros benefícios do trabalho no ateliê durante a infância, como a cooperação.

Quer receber todo mês as novidades do Grupo A direto no seu e-mail?




Enviando...

Email Inválido