Ciência curiosa

10 formas de parecer mais inteligente

0

Você certamente se lembra da máxima: a primeira impressão é a que fica, certo? Pois bem, saiba que, a cada dia,ela se torna mais verdadeira. Uma pesquisa recente feita por psicólogos da Universidade de Toronto, no Canadá, avaliou o potencial da primeira impressão a respeito da sexualidade e constatou: se alguém ficar desconfiado de que outra pessoa é gay ou heterossexual, dificilmente vai se convencer do contrário, mesmo que novos dados demonstrem seu equívoco. Impressionante, não? Ou seja, por mais que o ser humano evolua, algumas coisas não mudam…

Já que você continuará precisando se preocupar com a imagem que passa para as pessoas ao ser apresentado, que tal se esforçar para parecer mais inteligente? O Psyblog fez o favor de reunir 10 dicas para passar um ar de inteligência, com base em pesquisas científicas. E do que é a feita a nossa sessão Ciência Curiosa se não de coisas que você nem sabia que podia fazer, mas pode. Com o seu QI, sua inteligência e uns macetes mais, é possível ir além e convencer a todos do quão esperto você é. Confira:


Parte importante de ser inteligente é saber aparentar inteligência
[FONTE: Lucilia Diniz]

#1 Fale com expressão, pois atenção não é só sobre o que você fala, mas como você fala. Colocando certa energia na voz, variando o volume da fala e enfatizando determinadas palavras, você tem grandes chances de parecer mais esperto do que é.

#2 Cubra-se! É isso mesmo que você leu. Pessoas inteligentes não mostram muita pele. E isso não apenas nós e o Psyblog que estamos falando. Um estudo publicado no Jornal de Personalidade e Psicologia Social em 2011 afirma que, quando as pessoas vêem um pedaço do corpo exposto, começam a pensar nele, e não na fala do interlocutor.

#3 Mantenha contato visual. Neste mandamento é preciso ressaltar que existem diferenças culturais, mas, em termos gerais, os ocidentais costumam achar quem troca olhares com eles mais confiantes. Claro que com parcimônia, sem parecer um psicopata. Segundo vários estudos reunidos pelo Psyblog, os ocidentais tendem a associar um maior contato visual com habilidades de liderança. Os olhos nos olhos dão a impressão de que a pessoa é forte, menos ansiosa e, é claro, mais inteligente.


Sharbat Gula não ficou famosa por acaso ao sair na capa da revista National Geographic
[FONTE: National Geographic]

#4 Durma tarde. Se você estava precisando de (mais) uma desculpa para ver aquele seriado antes de dormir, sorria. A próxima vez que sua mãe, pai, irmão, tio, avó ou mesmo seu cônjuge reclamar de quanto você tarda muito em ir para a cama responda que é para o bem do seu cérebro. E, de novo, não somos nós, mas a ciência quem diz em um estudo publicado no Sciente Direct.

Analisando os hábitos de mais de 20 mil americanos, a pesquisa descobriu que, durante a semana, os menos inteligentes foram para cama, em média, às 23h41, e acordaram às 7h20, enquanto aqueles considerados mais brilhantes haviam dormido às 0h29 e acordado às 7h52. Aos finais de semana, essa diferença na relação entre horário para ir para cama e inteligência era ainda maior.

#5 Se preocupe, bastante: se a primeira impressão é a que fica é um clichê verdadeiro, o mesmo não se pode dizer da frase “a ignorância é uma benção”. Isso porque, segundo alguns estudos, as pessoas de alta inteligência são mais propensas à ansiedade do que as de inteligência moderada.

#6 Sorria! E, especialmente se você é homem, sorria ainda mais, pois de acordo com uma outra pesquisa, há uma relação entre o que se julga da aparência de um homem e sua inteligência. O mesmo, contudo, não se aplica à mulher. Os autores do estudo acreditam que o problema está em a mulher ser, primeiro de tudo, julgada por sua atratividade, e não pelo quão esperta parece.


Garfield, personagem de Jim Davis, sabe dar valor ao sono
[FONTE: Hall Pic]

#7 Tenha uma postura poderosa. O sorriso é uma grande arma para parecer ainda mais inteligente, especialmente se você for desenvolto o suficiente para sorrir com o corpo também, ou seja, posar como alguém que sabe das coisas. Ficar de pé, sentar com a postura ereta e se aproximar das pessoas são algumas atitudes que podem passar mais confiança e poder aos demais. Aquele lance de transmitir energia, saca?

#8 Mude seu nome: Há outra máxima da natureza humana, diz o Psyblog, que afirma que algo mais compreensível tem mais credibilidade. Isso quer dizer que, se você tiver um nome simples, tem mais chance de conquistar a confiança das pessoas. Se as celebridades fazem isso, por que leitores do BlogA não podem?. E, se você tem medo de isso afete sua personalidade, simplesmente opte por um apelido. Ou não é verdade que Leo é muito mais comum de encontrar do que Leôncio ou Leopoldo?

#9 Adote uma inicial. Vai parecer coisa de numerólogo, mas é real. Um estudo, sempre eles, já provou que aquelas iniciais abreviadas no meio do nome têm um poder e tanto sobre as pessoas. Uma inicial abreviada é sinal de inteligência e também de status. Parece que J. K. Rowling, a escritora por trás da saga de Harry Potter, não fez sucesso por acaso.

#10 Acredite! Foi o que fez um grupo de alunos de origem africana dos Estados Unidos em uma pesquisa de 2001: encorajados a ver a inteligência como algo que pode ser modificado, eles tiveram desempenhos acima da média na escola. Então, não se contente com os estereótipos, crenças limitantes ou outros obstáculos mentais. Apenas acreditar que você pode ser mais inteligente já é o suficiente para torná-lo mais inteligente.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.